terça-feira, 28 de março de 2017

SOBRE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE, DE ZYGMUNT BAUMAN


Sugestão de leitura da semana:

Zygmunt Bauman dedicou grande parte das suas pesquisas às relações que, de uma forma ou outra, incidem sobre a contemporaneidade. O autor polonês cunhou a expressão "modernidade líquida", com o objetivo de sistematizar as discussões sócio-político-culturais que tomaram campo no final do século XX e, consequentemente, se mantém no século XXI. Dessa forma, o autor discute identidade, cultura, globalização, vigilância, amor, arte, medo, educação, mídias sociais e política; entre inúmeros outros assuntos.

A sugestão de leitura da semana é o livro Sobre educação e juventude (2013), publicado no Brasil pela editora Zahar, com tradução de Carlos Alberto Medeiros. Trata-se de leitura indispensável para nós, educadores brasileiros.


Boa leitura!




domingo, 12 de março de 2017

Lições finlandesas, de Pati Sahlberg


Muito se fala, no Brasil, sobre os problemas da educação. Contudo, muito se fala, mas pouco realmente se faz. As explicações são inúmeras; todavia não conseguem convencer nem aqueles mais incautos. E o que é que se faz para melhorar a educação de um país e, consequentemente a vida do seu povo? Para tal pergunta, não há receitas ou respostas prontas. Porém, sem vontade política, investimentos e controle de qualidade nada, nunca, mudará. 

Um boa lição nos é dada pela Finlândia, que, na década de 1990, fez uma revolução no seu sistema educacional, alterando em muito a educação mundial. Os detalhes dessa mudança são contados por Pasi Sahlberg, na obra Finnish Lessons (Lições finlandesas), de leitura indispensável para todos aqueles que, de uma forma ou outra, vivenciam a educação brasileira.

 Boa leitura!